Cadastro






Comprar o Livro

Sena Madureira - No coração da Amazonia
Sena Madureira - No coração da  Amazonia
Por: R$ 22.98



Dados Geograficos

Banco do Brasil - Sena Madureira

Banco do Brasil

Outras informações

Hoje a agencia conta com um moderno parque tecnológico e atua fortemente no desenvolvimento econômico do município.

Leia mais...

 

Solo de Sena

* Em cerca de 70% da área ocorrem as manchas de Cambissolo Eutrófico, que são solos pouco profundos, moderadamente drenados, bastante suscetíveis à erosão. Sendo o restante da área ocupado por Podzólico Vermelho Amarelo Eutrófico (10-20%) que são solos pouco intemperizados, com bom potencial agrícola e Álico/Distrófico (5-10%), solos de baixa fertilidade natural.

* Nas margens dos rios Iaco, Purus e Chandless ocorrem os Solos Aluviais e Hidromórficos Gleizados, solos de má drenagem e com grandes riscos de inundações.

 
 

Geografia de Sena Madureira

Sena Madureira está localizada entre as latitudes 8°45'S e 10°45'S e as longitudes 68°00'WGr e 70°45' WGr e a 135m acima do nível do mar. O município já foi a sede do Governo do Estado. Foi fundado em 25 de setembro de 1904, por Siqueira de Menezes, obtendo sua autonomia pelo Decreto Federal nº 9.831, de 23 de outubro de 1.912.

Faz fronteira com o Peru, divisa com o Estado do Amazonas e com os municípios de Manuel Urbano, Santa Rosa, Bujari, Rio Branco, Assis Brasil, Xapuri e Brasiléia.

Localiza-se às margens do Rio Iaco, que tem os rios Macauã e Caeté como seus principais afluentes.

Tem acesso terrestre a cidade de Rio Branco e Manuel Urbano pela BR-364, ficando a distância entre esses municípios assim distribuídos:

Sena Madureira/Rio Branco 145 km e
Sena Madureira/Manuel Urbano 74 km.

Por transporte fluvial a viagem até a cidade de Rio Branco é realizada pelo Rio Purus e passando pelas cidades de Boca do Acre no Amazonas e depois percorrendo o Rio Acre até a Capital.

A cidade de Sena Madureira possui um pequeno centro comercial com os produtos, na maioria importados de Manaus-AM e Belém-PA, que chegam em balsas de grande calão, proporcionando dessa forma um menor custo no fretamento.
Sena Madureira, conhecida como a princesinha do Iaco é terra de povo simples e hospitaleiro, uma herança do povo Nordestino.

 
 

O Comportamento Pluviométrico

* Média anual 2.152,45 mm

* Mês mais chuvoso: janeiro - 313,45 mm

* Mês menos chuvoso: julho - 47,85 mm

* Período chuvoso: 6 meses - novembro a abril

* Período seco: 4 meses - junho a setembro.

 
 

Temperatura

Média anual registrada pelas estações meteorológicas localizadas em Sena Madureira e vizinhanças está em torno de 24,5ºC. As temperaturas máximas médias estão em torno de 32ºC, no entanto a temperatura mínima média varia de local para local, em função da maior ou menor exposição dos sistemas atmosféricos extratropicais, varia de 14,4ºC a 20,4ºC.

 
 

Mais Artigos...

Página 1 de 2

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com
  • Avelino Chaves

  • Cavalhadas

  • Dados Geograficos

  • Fundação de Sena

  • Padre Paolino

  • Recreio

  • SINDISSEM

  • Vapores